Software Dr. Nutrição

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Instalando o Dr. Nutrição

Você receberá uma senha por e-mail.

Quando você tiver feito download da sua cópia do Dr. Nutrição através do link recebido por e-mail:

A - Clique duas vezes no arquivo descarregado.

B - Na lista de arquivos, clique em Instalar o Dr. Nutrição.

Siga as instruções na tela, leia o contrato de licença e confirme as opções desejadas.

INICIANDO O DR. NUTRIÇÃO - Proceda de uma das seguintes maneiras.

A - Na área de trabalho do Windows, clique duas vezes no ícone do Dr. Nutrição.

B - Na barra de tarefas do Windows, clique em iniciar > Todos os programas > Dr. Nutrição.

ATIVANDO O DR. NUTRIÇÃO - Somente na primeira vez que iniciar o software.

Na primeira vez que iniciar o software Dr. Nutrição, uma tela de registro e autenticação será exibida.

Certifique-se de que esteja conectado à internet (Somente para ativar o software). Você não precisa estar conectado nas próximas vezes que utilizar o programa Dr. Nutrição.

A - Digite seu Nome, E-mail, Data de Nascimento. Selecione seu Sexo e Objetivo.

B - Digite sua senha. Clique no botão Registrar.


Entre com sua senha para o registro

Cadastro de usuários

Pelo menos um usuário deverá ser cadastrado para começar a usar o software Dr. Nutrição.

Clique em cadastro na tela principal.


Digite seu nome (1), sua data de nascimento (2), selecione seu sexo (3).
Clique no botão salvar (4). Agora você já está cadastrado.

Entre com seus dados para o cadastro de usuário

Você poderá cadastrar quantos usuários desejar.

Limpa os campos e prepara o software para o cadastro de um novo usuário.
Adiciona um novo usuário.
Modifica o registro de um usuário já cadastrado.
Exclui um usuário cadastrado.

Iniciar sessão

Na tela principal, clique no ícone iniciar sessão.


Selecione um usuário cadastrado (1). Clique no botão iniciar sessão (2).

Uma nova sessão será iniciada com a data do dia atual para o usuário selecionado.

Todos os dados gerados pelo software nesse dia serão gravados nessa sessão (data).


Selecione o usuário, a data da sessão e clique em iniciar


Você poderá criar quantas sessões desejar, porém somente uma sessão poderá ser criada por dia para cada usuário. Para iniciar uma sessão que já foi criada, desmarque a caixa de seleção nova sessão (3) e selecione a data (4) correspondente à sessão desejada, clique em iniciar sessão (2).

Quanto mais sessões criadas um usuário tiver, mais dados o software terá para processar, de modo que sua evolução seja acompanhada. Por exemplo, na primeira sessão o peso do usuário foi 73,5 kg; na segunda sessão, 72,3 kg; na terceira, 71,9 e na quarta, 70,2; o software irá gerar informações com esses dados tais como: peso perdido, duração da perda de peso, gráfico de evolução, ajuste do gasto e ingestão calórica etc.

Entrada de dados

Essa tela concentra os principais dados que você deverá inserir para a utilização do software Dr. Nutrição.

Clique em painel principal de entrada de dados na tela principal.


Digite seu peso (1) e estatura (2).

Verifique o indicador de sobrepeso e obesidade (3).

Se você apresentar sobrepeso ou obesidade marque sim na caixa de seleção apresenta sobrepeso ou obesidade (4).

Clique no botão salvar (5).

Tela principal para entrada de dados

Caso tenha criado uma nova sessão hoje, por exemplo, e seu peso e (ou) estatura não mudaram significativamente com relação à sessão anterior, poderá clicar no botão recuperar dados da última sessão (6). O software preencherá os campos peso (1), estatura (2) com os dados da última sessão para que não precise digitar novamente. Modifique a caixa de seleção sobrepeso ou obesidade (4) se necessário.

Clique em meta de peso (11).

Verifique sua faixa de peso ideal (1). Digite sua meta de peso (2).

Clique no botão salvar (3).


Defina sua meta de peso


Você poderá visualizar agora a quantidade de peso que precisará perder (4) para atingir sua meta.

Agora defina seu gasto calórico (7) e ingestão calórica (8). Caso a caixa de texto habilitar cálculo automático (12) esteja marcada, o sistema calculará automaticamente seu gasto calórico e irá sugerir uma ingestão calórica de acordo com sua meta de peso; caso contrário, defina os valores de forma manual.

Você poderá digitar diretamente na caixa de texto ou usar os botões (9) e (10) para definir com mais precisão esses valores de acordo com os protocolos do sistema. Clique no botão salvar (5) no painel principal de entrada de dados.

Atenção: somente se a caixa de texto habilitar cálculo automático (12) não estiver marcada.

Sempre que seu peso e (ou) estatura mudarem, você deverá redefinir seu gasto calórico porque o cálculo do gasto calórico está diretamente ligado ao peso e estatura. Consequentemente sua ingestão calórica também deverá ser redefinida, pois a ingestão calórica está diretamente ligada ao gasto calórico. Fique atento a isso para que atinja sua meta de peso no tempo definido.

Distribuição de alimentos

Clique no botão definição de refeições e distribuição de alimentos (1) na tela no painel de entrada de dados.





Selecione as refeições que você fará no dia e distribua a quantidade de alimentos entre as refeições.


Defina as refeições para o dia


Por exemplo: se você for fazer cinco refeições: Dejejum, Colação, Almoço, Lanche da Tarde e Jantar: Selecione essas refeições; agora distribua a quantidade de calorias para cada refeição. Como no lanche da tarde o consumo de alimento é menor que no almoço, nesse exemplo foram definidos 10% para o Lanche da Tarde, 30 % para o almoço etc. A distribuição para todas as refeições selecionadas deve corresponder a 100%. Repare: 20% + 10% + 30% + 10% + 30% = 100%.

Clique no botão distribuir (2).

Gasto calórico

O gasto calórico diário é a quantidade de calorias que seu organismo utiliza no dia.

Você gasta calorias estando parado, caminhando, praticando esporte etc. Todo alimento que ingerimos contém calorias.

Para perder peso, sua ingestão calórica diária deve ser menor que seu gasto calórico diário.

Para manter o peso, sua ingestão calórica diária deve ser igual a seu gasto calórico diário.

Para ganhar peso, sua ingestão calórica diária deve ser maior que seu gasto calórico diário.

Clique em gasto calórico no painel de entrada de dados.





Selecione o tipo de atividade do dia a dia (2).

Defina sua média de gasto calórico diário

Atividade do dia a dia - ENERGIA GASTA PARA REALIZAR AS VÁRIAS ATIVIDADES NO DIA A DIA.

Sedentário – Movimenta-se muito pouco, passa o dia inteiro sentado, trabalhando, estudando ou vendo TV, anda muito de carro, costura, lê, digita no computador, fala ao telefone;

Pouco ativo – 30 a 60 min de atividade moderada;

Ativo – pelo menos, 60 min diários de atividade moderada;

Muito ativo – 60 min de atividade intensa ou 120 min de atividade moderada.

Leve – atividade realizada geralmente sentado, em local fechado, em temperatura ambiente – professores, profissionais liberais, empregados no comércio, donas de casa (com eletrodomésticos), bancários;

Moderada – atividades realizadas normalmente em pé em que a pessoa passa a maior parte do tempo em movimento – estudantes, donas de casa (sem eletrodomésticos), balconistas, trabalhadores em indústrias leves, empregados em restaurantes;

Intensa – atividade em que a pessoa passa a maior parte do tempo em movimento, porém com grande dispêndio de energia – mineiros, atletas, bailarinos, metalúrgicos, soldados em atividade, agricultores não mecanizados, alpinistas.

Clique em OK (3).

Você obterá a média do gasto calórico (4) com atividade do dia a dia.

GASTO CALÓRICO NA ATIVIDADE ESPORTIVA

Se você pratica algum esporte, você deve selecionar no quadro de atividades.

Selecione a atividade (5). Exemplo: caminhar na esteira (intenso).

Selecione a duração da atividade esportiva (6) (tempo que você gasta se exercitando

Clique em incluir (7).

Defina sua média de gasto calórico diário

O gasto calórico no esporte será somado ao gasto calórico com a atividade do dia a dia.

Agora você sabe a média do seu gasto calórico diário total (4).

Clique em salvar (8).

Você poderá cadastrar mais atividades clicando em cadastrar atividade (9).

Procure um profissional de educação física para auxiliá-lo no cadastro de atividades esportivas.

Recomendações diárias

Clique em recomendações diárias no painel de entrada de dados.





Nessa tela você irá definir sua ingestão calórica e a quantidade de proteína carboidrato e gordura necessária para o seu organismo durante o dia.

Caso ainda não tenha feito à distribuição de alimentos, clique em definição de refeições e distribuição de alimentos.

Selecione o protocolo (2).

Digite a ingestão calórica diária (3).

Clique em OK (5).

Recomendações de proteína, carboidrato e gordura

Você já definiu o seu gasto calórico, também definiu sua meta de peso.

Utilizando o botão sugestão (4), o software poderá sugerir uma ingestão calórica para que você atinja sua meta de peso.

Na tela abaixo (sugestão de ingestão calórica), selecione um valor para diferença calórica (1).

Clique em salvar (4).

O software Dr. Nutrição irá preencher sua ingestão calórica (2) com um valor adequado para que você possa atingir sua meta de peso (3) no tempo definido.


O programa irá sugerir uma ingestão calórica para você


Perceba que o sistema mostra uma estimativa de tempo para a perda ou ganho do peso (5) necessário para atingir sua meta.

Atenção: somente se o cálculo automático não estiver marcado no painel principal de entrada de dados.

Sempre que seu peso e (ou) estatura mudarem, você deverá redefinir seu gasto calórico porque o cálculo do gasto calórico está diretamente ligado ao peso e estatura.

Consequentemente sua ingestão calórica também deverá ser redefinida, pois a ingestão calórica está diretamente ligada ao gasto calórico.

Fique atento a isso para que atinja sua meta de peso no tempo definido.

Preferências alimentares

Clique em preferências alimentares na tela principal.


Selecione os alimentos mais consumidos por você

Existem dois tipos de tabelas de alimentos: tabela padrão (alimentos já cadastrados no sistema) e tabela personalizada (alimentos cadastrados pelo usuário). O cadastro de alimentos pode ser acessado clicando no botão cadastrar novos alimentos (1).

Selecione a refeição (2).

Selecione o tipo de tabela padrão (3) ou personalizada (4).

Selecione os alimentos que você mais consome e clique em incluir (5), faça isso para todas as refeições que desejar.

Esse procedimento fará com que os alimentos selecionados fiquem facilmente acessíveis na tela seleção de alimentos e na tela procura automática de alimentos, acelerando ainda mais o processo.

Seleção de alimentos

Clique em seleção de alimentos na tela principal.


Selecione a refeição (1).

Clique em tabela padrão (2) de alimentos, em tabela personalizada (3) ou preferências alimentares (4).

Agora escolha os alimentos que farão parte de suas refeições. Selecione os alimentos na tabela (5) e suas respectivas medidas caseiras (6) e clique em incluir (7), faça isso para todas as refeições, como café, almoço, jantar, primeiro lanche, segundo lanche etc. O software informará o total de calorias e macronutrientes (proteína, carboidrato e gordura) dos alimentos selecionados. Dessa forma você poderá se alimentar respeitando suas necessidades de calorias, proteína, carboidrato e gordura.

Selecione os alimentos para suas refeições

Não deixe que a soma das calorias dos alimentos selecionados para seu plano alimentar no dia ultrapasse o valor definido por você em ingestão calórica (10).

Procure fazer com que a soma de proteínas, carboidratos e gorduras dos alimentos selecionados para cada refeição (9) esteja o mais próximo possível de suas necessidades diárias (8) ideais desses nutrientes. Caso a soma de proteína, carboidrato e gordura estejam dentro do mínimo e máximo definido como sua necessidade diária, os valores (8) ficarão verdes.

 necessidades ideais de proteína, carboidrato e gorduras

(8) Recomendações diárias de proteína, carboidrato e gordura para cada refeição.

(9) Soma das calorias, proteína, carboidrato e gordura dos alimentos selecionados para a refeição.

(10) Ingestão calórica diária – quantidade de calorias que você deverá ingerir no dia.

(11) Soma das calorias dos alimentos selecionados de todas as refeições. Deve se aproximar o máximo possível da ingestão calórica diária (10).

Clique no botão plano alimentar (12) ou selecione relatório (13) na barra de menu.

Esse relatório poderá ser exportado para Excel, PDF ou Word (1).

O software gera o relatório plano alimentar para o dia selecionado

Agora você poderá imprimir (2) o resultado.

Você pode imprimir o relatório plano alimentar

Esse relatório pode ser enviado por e-mail.

Clique em tabela padrão (1) de alimentos ou em tabela personalizada (2).

Clique em grupo alimentar (3) na barra de menu da tela seleção de alimentos.

selecione o grupo de alimentos que desejar. Os alimentos respectivos irão aparecer na tabela

Agora selecione o grupo de alimentos (4) que desejar. Os alimentos respectivos irão aparecer na tabela (5).

Cadastro de alimentos

Clique em cadastrar alimento na barra de menu da tela seleção de alimentos.


Cadastre os alimentos que não constam na tabela-padrão e que você costuma consumir. Você fornecerá o nome do alimento, o grupo alimentar, as medidas caseiras, gramas e a quantidade de macronutrientes.

Você poderá cadastrar quantos alimentos desejar. Um alimento poderá ter várias medidas caseiras.

Cadastro de alimentos para a tabela personalizada do Dr. Nutrição

Limpa os campos preparando o software para o cadastro de um novo alimento ou medida.
Adiciona um novo alimento ou medida caseira.
Modifica o registro de um alimento ou medida caseira já cadastrada.
Exclui um alimento ou medida caseira cadastrada.

Selecionando os alimentos

Para acessar os novos alimentos cadastrados por você, clique em tabela personalizada.

Selecionando alimentos cadastrados pelo usuário

Você poderá selecionar os alimentos de ambas as tabelas (padrão e personalizada) em uma mesma refeição.


Selecionando alimentos e medidas caseiras cadastrados pelo usuário

Procura automática

Clique em procura automática na tela principal.


O software faz o trabalho pesado para você e monta seu plano alimentar com extrema rapidez respeitando as suas preferências! Você poderá selecionar até sete alimentos para cada refeição sem se preocupar com as medidas caseiras. A pesquisa automática fará uma análise completa dos alimentos selecionados e apresentará as possibilidades baseadas na sua necessidade. Enfim, você não se preocupa com a quantidade, só com os alimentos que desejar para constituir cada refeição.

Selecione a refeição (1).

Selecione o primeiro alimento na tabela (2) e clique na seta (adicionar) (3).

Procura automática, o programa calcula tudo para você

Você poderá selecionar até sete alimentos.

Poderá selecionar também um mesmo alimento mais de uma vez.

Por padrão todas as medidas caseiras de cada alimento selecionado são utilizadas na procura automática, mas você poderá selecionar as medidas com as quais deseja trabalhar para cada alimento selecionado.

Selecione um alimento (1) na lista de alimentos selecionados.

As medidas caseiras referentes a esse alimento aparecerão na lista de medidas caseiras (2).

Selecione as medidas que desejar; a procura automática utilizará somente as medidas selecionadas.

As medidas caseiras referentes a esse alimento aparecerão na lista de medidas caseiras

A procura pode ser feita baseada na sua necessidade de calorias (4) ou macronutrientes (5) (proteína carboidrato e gordura

Utilize o bom senso para escolher os alimentos, selecione alimentos de vários grupos diferentes.

Clique em equilíbrio hormonal (3) para saber como balancear melhor suas escolhas.

Clique em sugestão de calorias (1) para definir o mínimo e o máximo de calorias para sua refeição.

Procura automática baseada em macronutrientes (proteína, carboidrato e gordura)

Sugestão de calorias de acordo com suas necessidades


Em sugestão de calorias, o software vai propor um mínimo e um máximo de calorias baseado em sua necessidade diária.

Você poderá ajustar esses valores como quiser.

A ingestão calórica e a distribuição de calorias entre as refeições já devem ter sido definidas; caso contrário, você será direcionado para essas telas.

Clique em OK (2).

A tela procura automática voltará a ficar ativa e os valores para os campos mínimo e máximo de calorias (3) serão preenchidos.


Quando você faz uma procura baseada em macronutrientes (proteína, carboidrato e gordura), você não precisa se preocupar com as calorias no resultado da procura, normalmente as calorias entram naturalmente na sua faixa ideal (mínimo e máximo).

Clique em procurar (1) na tela abaixo.

Se a busca for bem-sucedida, uma lista de resultados com as combinações possíveis irá aparecer.

Na tela com os resultados, escolha uma opção com as medidas caseiras de sua preferência.

Use as setas (2) para navegar entre as opções.


Repare que todas as opções de plano alimentar apresentadas estão no intervalo de macronutrientes (proteína, carboidrato e gordura) e calorias definidos para sua necessidade!

Repare que todas as opções de plano alimentar apresentadas estão no intervalo de macronutrientes (proteína, carboidrato e gordura) e calorias definidos para sua necessidade!

Se a busca não for bem-sucedida, o programa orientará quanto à falta ou excesso de calorias ou proteína, carboidrato e gordura, indicando que você deve selecionar alimentos menos ou mais calóricos...

Clique em salvar (4).

O software Dr. Nutrição irá salvar os dados e perguntar se você quer ser direcionado para a tela seleção de alimentos caso queira fazer algum ajuste no resultado da procura automática.

Clique em OK (1).


Mensagem da procura automática (refinar resultado)


O resultado da procura automática aparece na lista de alimentos selecionados (2).

Repare nas setas de navegação (3) que apareceram. Você pode utilizá-las para navegar entre as várias opções de plano alimentar para a refeição. Todas as opções estão de acordo com suas necessidades de macronutrientes ou calorias como definido na tela procura automática de alimentos.

Resultado da procura automática (tela seleção de alimentos)

Modifique o que desejar. Clique na seta (4) para expandir ou recolher a lista de alimentos selecionados.

Plano alimentar

Clique em plano alimentar na tela principal.




Todos os planos alimentares montados para você em todas as sessões criadas irão aparecer no calendário.

Basta clicar no dia (1) desejado.

Clicando em relatório (2), o plano alimentar da sessão atual pode ser visualizado.

Clique na data e visualize seu plano alimentar

Use as setas (3) para mover o calendário visualizando outros meses e anos.

Essa funcionalidade é uma boa opção para ter um controle maior sobre sua alimentação ao longo do tempo, pois concentra todos os planos alimentares definidos por você em todas as datas (sessões).

Clique no botão procurar plano alimentar (4) na tela plano alimentar.

 Procurar plano alimentar na tela plano alimentar

Com essa função, você poderá procurar por planos alimentares específicos que já foram criados anteriormente. Defina os critérios da pesquisa e clique no botão procurar.

Escolha a data inicial e final (5).

Selecione os campos proteína, carboidrato, gordura ou calorias (6), preencha os valores mínimo e máximo (7).

Clique no botão procurar (8).


Uma lista com as datas de todos os planos alimentares que atendem os critérios definidos aparecerá


Uma lista com as datas de todos os planos alimentares que atendem os critérios definidos (9) aparecerá.

Clique em uma opção, o relatório com o plano alimentar escolhido poderá ser visualizado.

Evolução

Clique no botão evolução no menu superior das telas do software Dr. Nutrição.


Gráficos para visualizar a evolução de ingestão calórica

Evolução de peso

Evolução de gasto calórico

Gráficos para visualizar a evolução do gasto calórico

Cópia de segurança

Clique em cópia de segurança na tela principal.


Por meio dessa tela, você poderá gerar uma cópia de segurança de todos os dados registrados no software Dr. Nutrição.


Gerar uma cópia de segurança de todos os dados registrados no programa


Para iniciar a cópia de segurança: clique em destino (1) e selecione o local onde os dados serão gravados (no próprio computador ou em um pen drive, por exemplo). Clique no botão iniciar cópia de segurança (2).

Para iniciar a restauração: clique em abrir (3). Selecione a cópia de segurança previamente criada. Clique no botão iniciar restauração (4).

Ajuda

Clique em ajuda na tela principal.


Aqui você tem toda a ajuda necessária para usar o software Dr. Nutrição.

Toda a ajuda necessária para começar a usar o programa Dr. Nutrição

Ajuda nas telas do programa

A maioria das telas do software Dr. Nutrição tem um ícone de ajuda na parte superior direita.

Clicando em ajuda (1), você será direcionado ao texto que explica a tela correspondente.

Enviar plano alimentar

Clique em enviar plano alimentar na tela principal.


Clique no botão carregar informações.

Seus dados gerais serão carregados na caixa de mensagem.

Selecione no calendário uma data correspondente ao plano alimentar desejado.





Clique no botão enviar.

Você receberá um e-mail com seus dados gerais e plano alimentar em PDF.

E-mail enviado:

Selecione no calendário uma data correspondente ao plano alimentar desejado e clique no botão enviar

Relatório aberto em PDF:

Você receberá um e-mail com seus dados gerais e plano alimentar em PDF