Sobrepeso e obesidade

A qualidade dos alimentos consumidos e o desequilíbrio entre as calorias ingeridas e as gastas é uma das causas do acréscimo no número de pessoas acima do peso, um mal que assola não somente países ricos, mas também países em desenvolvimento e pobres. Esse aumento tem relação direta com a ingestão de alimentos altamente energéticos, bem como com o crescimento da inatividade física, resultado de um estilo de vida cada vez mais sedentário.

Sobrepeso e obesidade estão associados a diversas doenças

O índice de massa corporal (IMC) é o método utilizado para classificar sobrepeso e obesidade. Clique aqui para calcular seu IMC.

Classificação do IMC em adultos, segundo a OMS.

Formula: Peso ÷ (Altura × Altura)

  • Abaixo do peso - Menor que 18,5
  • Peso normal - Entre 18,5 e 24,9
  • Sobrepeso (acima do peso desejado) - Entre 25 e 29,9
  • Obesidade - Igual ou acima de 30

O aumento da gordura corporal pode contribuir para o desenvolvimento de uma série de problemas, tais como doenças cardiovasculares, diabetes, alguns tipos de câncer e doenças músculos-esqueléticas, afinal, o excesso de peso sobrecarrega todo o nosso corpo.

Percebe-se, dessa forma, que o crescimento da obesidade representa uma séria preocupação de saúde pública, tendo em vista estar associada a diversas doenças.

É mister, então, prevenir e reverter o excesso de gordura corporal. Evidentemente existem vários fatores, além dos hábitos diários de alimentação e prática de exercícios físicos, que precisam ser levados em consideração, tais como fatores genéticos, metabólicos, psicológicos, etc., motivo pelo qual o médico deverá ser consultado, bem como o nutricionista e o educador físico.

De qualquer forma, podemos tomar atitudes, a partir de hoje, que, com certeza, nos ajudarão a prevenir e combater esse mal. Primeiramente, precisamos diminuir a ingestão de carboidratos simples, gorduras saturadas, açucares em geral, aumentando, por outro lado, o consumo de frutas, verduras, legumes, grão integrais, fibras, carnes magras e gorduras boas. Além disso, é importantíssimo a prática regular de atividades físicas.

O SEU CORPO AGRADECERÁ!!!

INDEPENDENTE DE QUAL SEJA A SUA SITUAÇÃO HOJE,
ACREDITE QUE VOCÊ PODE MUDÁ-LA!

;